PROJETOS

Era uma vez um carnaval: Idealizado por artistas e pesquisadores ouro-pretanos, com intuito de resgatar e difundir a música carnavalesca nacional, o projeto “CANDONGUÊRO: ERA UMA VEZ UM CARNAVAL...” vem desde 2008 trazendo para as praças e cargos da histórica Ouro Preto um concerto de música popular brasileira onde o samba é o fio condutor.

Circuito Candonguêro: O Circuito Candonguêro é um passeio por bares e restaurantes tradicionais da cidade de Ouro Preto com o intuito de levar música de qualidade e de graça para o público e ao mesmo tempo contribuir com a geração de renda e como atrativo turístico da cidade. Assim é possível levar as pessoas a conhecerem estes bares e a apreciarem a boemia como um produto cultural da terra.

Bloco Candonguêro: O Bloco Candonguêro sai, tradicionalmente, às segundas-feiras de Carnaval da Rua São Francisco de Assis. Onde o Bené da Flauta, Os Catitões dos compositores e os 75 integrantes do Maracatu Lua Nova desfilam de Jacubas a Mocotó pelas nossas ladeiras da antiga Vila Rica.

Candonguêro de São João: É um show que visa rememorar a tradição cultural das festas juninas e dos padroeiros dos Arraiás: Santo Antônio, São João e São Pedro. Existe na memória das cidades do interior uma música genuinamente brasileira, ambientada na tradição das bandeirinhas, do pau de sebo, dos balões, dos adros das capelinhas, das praças e dos largos, da fogueira, da canjica, do vinho quente e do quentão. O show Candonguêro de São João apresenta uma seleção especialíssima do cancioneiro brasileiro, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Anastácia, João do vale, Gilberto Gil, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, entre outros.

 

 

OUTRAS AÇÕES

Estação Candonguêro: A Estação Candonguêro: no clamor do samba, traz átona toda a folia para o público, acostumado a brincar o carnaval ouro-pretano no Largo da Alegria.Com um show que tem o repertório passando por grandes nomes da canção popular como Caetano, Gil, Lenine, Cartola, Noel, Cazuza, Luiz Gonzaga, até inéditos compositores da região dos inconfidentes. A proposta é passear pelo universo da música popular brasileira, de maneira bem descontraída e criteriosa, onde são possíveis releituras que sugerem a união de Chiquinha Gonzaga com Titãs, por exemplo.

Noite da Bossa: A Noite da Bossa é um show dedicado a grandes nomes da MPB e que promete reviver o charme e o saudosismo das noites musicais e dançantes das décadas de 50 e 60. O Candonguêro homenageia o emblemático gênero musical brasileiro e seus compositores. No repertório, grandes mestres da MPB, como Maestro Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carlos Lira, João Donato, Edu Lobo, Francis Hime, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Ronaldo Bôscoli, Johnny Alf, Marcos Vale e outros que compõe este vasto universo musical.

Congos, Vissungos e Orixás: Visa refletir o universo da música afro-brasileira; contudo, mostrando também a miscigenação e sincretismo, com uma releitura própria do Candonguêro. O espetáculo, sobretudo, busca abordar a temática afro brasileira com uma levada mineira em um show dançante. 

 


Lido 4729 vezes

Voltar ao topo






Quer saber com exclusividade por onde anda o Candonguêro? Cadastre-se aqui.

CADASTRE-SE AQUI